data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
A artesã Noemi de Oliveira Rodrigues nasceu em Caçapava do Sul. Filha de José Luiz Mendes Rodrigues e Margarida de Oliveira Rodrigues, ela era irmã de Sérgio, Dalva e Zoé. A infância com os irmãos foi bastante feliz e repleta de aventuras em Minas do Camaquã, onde foram criados.
Na adolescência, Noemi se mudou para Santa Maria em busca de melhores oportunidades de estudo e trabalho. E foi no coração do Rio Grande que ela conheceu o companheiro Julio Cezar, 55 anos. Juntos há 20 anos, eles não tiveram filhos. Com carinho, o marido lembra da personalidade de Noemi:
- Ela era muito brincalhona e amava dar boas risadas. A alegria dela deixava meus dias mais felizes.
O dia a dia de Noemi costumava ser bastante colorido, já que ela trabalhava com linhas, tecidos e tintas para fazer artesanato. Entre as paixões da artesã, estavam a arte de costurar e desenhar. Para a sobrinha Vanessa, 31 anos, Noemi foi uma mulher inspiradora.
- Ela foi uma tia maravilhosa. Além disso, tinha o dom de fazer lindos trabalhos manuais. Ela era uma pessoa talentosa e criativa - emociona-se Vanessa.
A sobrinha lembra de momentos do dia que eram importantes para Noemi. Era comum que, pelas manhãs, logo após acordar, ela pegasse lápis, canetas e tintas e começasse a desenhar os sonhos que tivera na noite anterior. Frequentemente, esses desenhos emocionavam os familiares.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
Mas não era só isso que caracterizava essa santa-mariense de coração. Ela dividia o amor pelo artesanato com o prazer que tinha por cuidar da casa. Enquanto limpava os cômodos, gostava de ouvir música e, com o tempo, desenvolveu o hábito de assobiar. Assim, a família a apelidou carinhosamente de "Passarinho". Quando estavam chegando em casa e ouviam os assobios, sabiam que a "Passarinho" estava lá.
Para a irmã Zoé, as marcas mais fortes da personalidade de Noemi eram a espontaneidade e a facilidade em fazer amizade. Hoje, essas marcas deixam muita saudade:
- Noemi nos deixou muito cedo. A alegria dela sempre vai ser lembrada por nós.
Noemi de Oliveira Rodrigues morreu em 2 de agosto, em decorrência de um tumor no pulmão. A artesã foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal.
FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO
FUNERÁRIA SÃO MARTINHO
14/7
- Adelar de Medeiros Teixeira, aos 58 anos, sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal
15/7
- Selmo Rigui, aos 74 anos, sepultado no cemitério de São Roque
17/7
- Adair Carvalho de Azambuja, aos 74 anos, sepultado no cemitério de Boca do Monte
- Luiz Raphael Moreira, aos 82 anos, sepultado no Cemitério Municipal de Dona Francisca
- Miguel Ricardo Massena, aos 75 anos, sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal