obituário

Morreu a artesã Noemi de Oliveira Rodrigues

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal

A artesã Noemi de Oliveira Rodrigues nasceu em Caçapava do Sul. Filha de José Luiz Mendes Rodrigues e Margarida de Oliveira Rodrigues, ela era irmã de Sérgio, Dalva e Zoé. A infância com os irmãos foi bastante feliz e repleta de aventuras em Minas do Camaquã, onde foram criados.

Na adolescência, Noemi se mudou para Santa Maria em busca de melhores oportunidades de estudo e trabalho. E foi no coração do Rio Grande que ela conheceu o companheiro Julio Cezar, 55 anos. Juntos há 20 anos, eles não tiveram filhos. Com carinho, o marido lembra da personalidade de Noemi:

- Ela era muito brincalhona e amava dar boas risadas. A alegria dela deixava meus dias mais felizes.

O dia a dia de Noemi costumava ser bastante colorido, já que ela trabalhava com linhas, tecidos e tintas para fazer artesanato. Entre as paixões da artesã, estavam a arte de costurar e desenhar. Para a sobrinha Vanessa, 31 anos, Noemi foi uma mulher inspiradora.

- Ela foi uma tia maravilhosa. Além disso, tinha o dom de fazer lindos trabalhos manuais. Ela era uma pessoa talentosa e criativa - emociona-se Vanessa.

A sobrinha lembra de momentos do dia que eram importantes para Noemi. Era comum que, pelas manhãs, logo após acordar, ela pegasse lápis, canetas e tintas e começasse a desenhar os sonhos que tivera na noite anterior. Frequentemente, esses desenhos emocionavam os familiares.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal

Mas não era só isso que caracterizava essa santa-mariense de coração. Ela dividia o amor pelo artesanato com o prazer que tinha por cuidar da casa. Enquanto limpava os cômodos, gostava de ouvir música e, com o tempo, desenvolveu o hábito de assobiar. Assim, a família a apelidou carinhosamente de "Passarinho". Quando estavam chegando em casa e ouviam os assobios, sabiam que a "Passarinho" estava lá.

Para a irmã Zoé, as marcas mais fortes da personalidade de Noemi eram a espontaneidade e a facilidade em fazer amizade. Hoje, essas marcas deixam muita saudade:

- Noemi nos deixou muito cedo. A alegria dela sempre vai ser lembrada por nós.

Noemi de Oliveira Rodrigues morreu em 2 de agosto, em decorrência de um tumor no pulmão. A artesã foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal.

FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO

FUNERÁRIA SÃO MARTINHO

14/7

  • Adelar de Medeiros Teixeira, aos 58 anos, sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal

15/7

  • Selmo Rigui, aos 74 anos, sepultado no cemitério de São Roque

17/7

  • Adair Carvalho de Azambuja, aos 74 anos, sepultado no cemitério de Boca do Monte
  • Luiz Raphael Moreira, aos 82 anos, sepultado no Cemitério Municipal de Dona Francisca
  • Miguel Ricardo Massena, aos 75 anos, sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Morreu o auditor fiscal Volnei Bueno Kanopf

Próximo

Morreu o médico Nelson Bortolotto